FórumEvangélico
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sucessão de Bush começa sem favoritos entre democratas e rep

Ir para baixo

Sucessão de Bush começa sem favoritos entre democratas e rep Empty Sucessão de Bush começa sem favoritos entre democratas e rep

Mensagem por Admin Qua Jan 02, 2008 6:42 pm

Sucessão de Bush começa sem favoritos entre democratas e rep 01090110
Sucessão de Bush começa sem favoritos entre democratas e republicanos
Eleições primárias têm início em Iowa nesta quinta-feira (3).
Obama e Hillary estão empatados; Romney cola em Huckaee na véspera, aponta pesquisa.
Da France Presse entre em contato



Reuters
Reuters
Hillary Clinton e Barack Obama, durante entrevista à CNN, no ano passado (Foto: Reuters)

Os principais pré-candidatos à Presidência dos Estados Unidos começam nesta quinta-feira (3) a disputa das primárias empatados. Ainda não há um favorito, nem entre os democratas nem entre os republicanos.

O senador democrata Barack Obama e a ex-primeira-dama Hillary Clinton estão tecnicamente empatados nas intenções de voto para as primárias que começam em Iowa nesta quinta-feira (3). Já Mike Huckabee e Mitt Romney estão praticamente cabeça a cabeça no lado republicano, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (2).

Obama, senador por Illinois, e Clinton, senadora por Nova York, estão cada um com 28% das intenções de voto, segundo pesquisa da empresa Zogby divulgada pela rede de televisão C-Span. O ex-senador da Carolina do Norte John Edwards, que prosseguiu com a campanha na noite de terça-feira por ocasião de uma "maratona para a classe média", já está com 26% das intenções de voto.



Entre os republicanos, o ex-governador do Arkansas Mike Huckabee recebe 28% das intenções de voto, seguido de perto pelo ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, com 26%. O senador pelo Arizona John McCain e o ex-senador pelo Tennessee Fred Thompson disputam o terceiro lugar, com 12% cada.

"As diferenças se reduzem à medida que se aproximam as primárias", constatou John Zogby, diretor da instituição que realizou a pesquisa -feita entre 29 de dezembro e 1º de janeiro com 933 eleitores democratas e 907 republicanos. A margem de erro é de 3,3%.



Outras pesquisas realizadas nos últimos dias apontam resultados diferentes, ora com Hillary e Romney à frente, ora com Obama e Huckabee liderando.



O que se sobresai da leitura geral de todos os levantamentos eleitorais é que a disputa está acirrada nos dois partidos. E que a participação dos eleitores será fundamental, pois o resultado final pode ser apertado.



São esperados para participar das discussões de cáucus de Iowa ao menos 130 mil democratas e 80 mil republicanos, em cerca de 1.800 reuniões em todo o estado.




Boca-a-boca

Na véspera do primeiro cáucus os principais candidatos foram para a TV em busca de audiência e notoriedade entre os moradores de Iowa, um estado cuja economia depende da agricultura. Também optaram por fazer telefonemas e ir de porta em porta em busca de votos.


As primárias

O cáucus (assembléia de eleitores) do estado de Iowa é a primeira etapa para a designação dos candidatos presidenciais dos partidos Democrata e Republicano.

No entanto, o eleitorado deste estado está tão oscilante que parece impossível chegar a um prognóstico confiável. Além disso, o complexo sistema do cáucus -onde os eleitores se reúnem e indicam suas preferências- é, ao mesmo tempo, um exemplo de democracia direta e um quebra-cabeça de complexidade desconcertante.
Admin
Admin
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 311
Idade : 34
Localização : São Gonçalo\Rio de Janeiro
Data de inscrição : 10/12/2007

https://forumevagelico.forumeiros.net/portal.htm

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos