FórumEvangélico
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sistema cria redes móveis de internet durante desastres

Ir para baixo

Sistema cria redes móveis de internet durante desastres Empty Sistema cria redes móveis de internet durante desastres

Mensagem por Admin Sex Jan 04, 2008 6:01 pm

Sistema cria redes móveis de internet durante desastres
Robô enviado às áreas de desastre cria ‘bolha’ de internet ao seu redor.
Bolha de 200 metros de diâmetro transmite vídeos, áudio e dados.
Da EFE entre em contato

Javier Rodriguez Molina com seu robô, que cria 'bolha' de internet.
Cientistas da Califórnia criaram um sistema que pretende evitar o colapso das redes de internet quando ocorrer um desastre como o furacão Katrina, que atingiu Nova Orleans em 2005. Para isso, enviariam um robô móvel às áreas de desastre, para que ele abra uma "bolha" de internet ao seu redor.

O espanhol Javier Rodríguez Molina, 24, estudante de pós-graduação, é o responsável pela idéia. Ele faz parte de uma equipe do Instituto de Telecomunicações e Tecnologia Informática (Calit2) da Universidade da Califórnia, em San Diego. O objetivo do grupo é mudar a maneira como os serviços de emergência respondem a um desastre.


Atualmente, algumas empresas americanas já oferecem a bombeiros e equipes médicas a possibilidade de criar uma rede de internet sem fio (Wi-Fi) em centros improvisados de controle. A polícia também conta com pequenos veículos teleguiados com câmeras e microfones em situações com reféns e outras operações.


O sistema criado pela equipe do Calit2 tem como base um robô, que poderia ser confundido com um caminhão de brinquedo. Ele funciona como uma plataforma capaz de fazer funcionar diversos tipos de aparelhos, como sensores de radiação, um braço mecânico, uma bússola digital ou um aparelho de GPS (sistema de posicionamento global).



A máquina pode ser operada por um telefone normal ou um computador com acesso à web de qualquer parte do mundo. "Ninguém tinha desenvolvido um sistema que pudesse ser controlado por telefone", disse Rodríguez Molina, acrescentando que "todo mundo tem um telefone, que é algo barato".

Bolha

O robô cria uma bolha de internet de cerca de 200 metros de diâmetro e pode transmitir vídeo, áudio e dados dos escombros de um edifício, uma caverna derrubada ou em meio ao caos de um atentado terrorista.

Para estabelecer uma área maior, a equipe da Universidade da Califórnia, dirigida por Don Kimball, complementa a ação do robô com unidades sem rodas carregadas em malas. Dentro do espaço Wi-Fi criado, podem fornecer acesso à internet a médicos que precisam saber a que hospitais mandar os feridos num desastre, por exemplo.

Mas o plano dos engenheiros e programadores é fazer a bolha completamente móvel. "Queremos construir um grupo de robôs que se comuniquem, tendo um robô comandante. Poderíamos mandar todos a um ponto determinado, para criar uma rede", explicou Rodríguez Molina.

Outro projeto é fabricar um pequeno avião teleguiado que ofereça imagens e outros dados. Os cientistas também pretendem aperfeiçoar o sistema de locomoção do robô, para que ele possa subir escadas e superar obstáculos como calçadas ou pedras.
Admin
Admin
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 311
Idade : 34
Localização : São Gonçalo\Rio de Janeiro
Data de inscrição : 10/12/2007

https://forumevagelico.forumeiros.net/portal.htm

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos