FórumEvangélico
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entenda o que é o 'celular 3G'

Ir para baixo

Entenda o que é o 'celular 3G' Empty Entenda o que é o 'celular 3G'

Mensagem por Admin Ter Dez 11, 2007 5:20 am

Olá, leitores.
O maior símbolo tecnológico para o termo convergência é o telefone celular. Foi-se o tempo em que ele servia apenas para fazer ligações. Lembro do meu primeiro celular, enorme, pesado, com três tipos de bateria: fina (que não durava nada), grossa e pesada (que durava só um pouquinho a mais) e uma outra com função vibracall. Não era possível nem mandar mensagens de texto por ele.

Hoje a realidade é outra. Os aparelhos fazem milhares de coisas, tiram fotos, armazenam arquivos, tocam músicas e vídeos, entre outros tantos recursos. No momento, a novidade em telefonia celular é a tecnologia 3G. As operadoras brasileiras começam a explorar esse terreno, e você só tem a ganhar com isso. Agora, você sabe o que é essa tecnologia e que benefícios ela trará? Não? Então vou lhe contar.

O que é?
A sigla representa a 3ª Geração de celulares. Basicamente, podemos dizer que essas gerações têm impacto na capacidade de transmissão de dados e conexão com redes como, por exemplo, a internet. Para ligações telefônicas via voz, não existe diferença significativa entre as tecnologias 2G e 3G. Entenda melhor:

- 1G (1ª Geração): Com redes analógicas, esse padrão deverá estar em desuso em 2009.

- 2G (2ª Geração): Redes digitais com velocidade de transmissão de dados a 14,4 Kbps.
2.5G: Segunda geração, que utiliza tecnologias intermediárias trazendo melhorias significativas em capacidade de transmissão de dados, chegando à velocidade de 144 Kbps. Exemplos: GSM, CDMA e TDMA.

- 3G (3ª Geração): Redes digitais de alta velocidade - chegando a 2 Mbps. Exemplos: CDMA EVDO, WCDMA e EDGE.

Os celulares com a tecnologia 3G já estão disponíveis no mercado. Algumas operadoras já divulgam e oferecem esse serviço em áreas restritas do território nacional. A brincadeira começará para valer no dia 18 de dezembro, quando a Anatel irá realizar um leilão entre as operadoras que desejam oferecer esse serviço aos clientes. O leilão se faz necessário para que se haja controle das faixas de transmissão de dados.

A tecnologia 3G não se restringe apenas aos celulares convencionais. Ela equipa também modems para serem conectados em notebooks através das portas PCMCIA e USB.

Mas vamos falar dos celulares, que atendem à imensa maioria dos usuários, e também podem, utilizando um cabo USB ou conexão Bluetooth, servir como modem para notebooks.

Vantagens da tecnologia
O fato de estar conectado à internet em alta velocidade permite que os aparelhos celulares ofereçam uma vasta gama de serviços, tais como:
- Vídeo de boa qualidade através streaming;
- Downloads de arquivos;
- Chamadas telefônicas usando imagem dos interlocutores;
- Jogos on-line com multiplayer;

Velocidade de conexão
É, sem dúvida alguma, a principal vantagem oferecida pela tecnologia 3G. Permite conexão em tempo integral com a internet, para que você leia e-mails e arquivos como se estivesse em sua casa, utilizando banda larga.

Outra vantagem é a possibilidade de vídeo conferência, ou seja, utilizar as câmeras dos celulares para conversar vendo a imagem de seus amigos.

A TV digital também estará presente em celulares com a tecnologia 3G, sendo possível assistir à programação dos canais abertos, e, dependendo de políticas tarifárias de operadoras e empresas s de TV a cabo, também estarão disponíveis os conteúdos de canais por assinatura.

3G trará custos adicionais?
O uso de recursos disponíveis da rede 3G exigirá a cobrança de tarifas diferenciadas. As operadoras que permitem a conexão de internet de alta velocidade cobram, geralmente, por pacotes de volume mensal para tráfego de dados, com tarifas adicionais para megabytes excedentes. Os sites das principais operadoras trazem informações sobre os custos. Porém esses custos serão restritos ao uso dos serviços que descrevi acima – não existe motivo para aumentar a tarifa das ligações telefônicas convencionais.

Existem desvantagens?
A tecnologia é extremamente vantajosa, mas a indisponibilidade do serviço em diversas localidades é um problema que usuários podem enfrentar no começo. Outro obstáculo é o preço. Hoje, os preços de conexão banda larga usando 3G são bem mais elevados do que de uma conexão que faz uso da rede de cabos (seja telefônica ou de tv). Usuários que baixam muitos arquivos ou navegam por muitas horas terão um custo relativamente elevado para poder aproveitar a nova tecnologia.

Os problemas ou as possíveis desvantagens virão do uso diário da tecnologia, que está passando a ser realidade aqui no Brasil.

Ficou um pouco mais fácil entender o que é a rede 3G? Deixe seus comentários, com criticas, dúvidas e sugestões. Sexta-feira (14/12) eu volto com um pacotão de dúvidas! Até lá.

Este post foi publicado em Todas, Terça-feira, (11/12/2007), às 07h38. Deixe seu comentário ou envie o trackback do seu site no formulário abaixo. Você pode acompanhar as atualizações deste post através do feed RSS do blog.
Admin
Admin
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 311
Idade : 34
Localização : São Gonçalo\Rio de Janeiro
Data de inscrição : 10/12/2007

https://forumevagelico.forumeiros.net/portal.htm

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos