FórumEvangélico
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Justiça manda banco pagar as correções da poupança

Ir para baixo

Justiça manda banco pagar as correções da poupança Empty Justiça manda banco pagar as correções da poupança

Mensagem por Admin Qua Jan 16, 2008 4:57 am

Justiça manda banco pagar as correções da poupança

Liminar obriga Sudameris a repor perdas provocadas nas cadernetas por planos econômicos

Priscila Belmonte

Rio - A Justiça de Brasília determinou através de liminar, expedida na sexta-feira, que o Banco Sudameris pague as diferenças de correção dos planos Cruzado II, Bresser, Verão e Collor I e II aos poupadores representados pela Associação Minha Morada. O banco tem 30 dias para cumprir a ordem.

O Sudameris está sujeito à multa diária de R$ 10 mil, caso desrespeite a decisão da 4ª Vara Cível do Distrito Federal. A notícia está alimentando as esperanças dos titulares de poupança que movem ações semelhantes no Rio — só no Juizado Especial Federal Cível do estado, tramitam 22 mil processos referentes às perdas geradas pelos planos econômicos.

No caso do Cruzado II, o prazo para pedir na Justiça as diferenças de correção prescreveu em novembro de 2006. A data-limite para reclamar os prejuízos do Plano Bresser também já passou: maio de 2007. Mas nem tudo está perdido. Ainda é possível se beneficiar de ações coletivas movidas por entidades de defesa do consumidor, como Anacont (Associação Nacional de Defesa do Consumidor e do Trabalhador), Idec ((Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e Defensoria Pública.

Interessados em se associar à Anacont devem ligar para (21) 2262-1510 ou acessar o site www.anacont.com.br. No caso do Idec, basta acessar a página da instituição (www.idec.org.br) ou ligar para (11) 3874-2152. Para se associar, é necessário pagar taxa anual de R$ 138, que dá direito às ações civis movidas pelo órgão e ao atendimento on-line.

A Defensoria Pública presta atendimento gratuito à população. É preciso provar que não tem condições de pagar advogado. Para participar da ação coletiva, não é necessário preencher ficha antecipadamente. Dessa forma, as pessoas só terão que se habilitar no fim do processo, após decisão favorável do Judiciário aos poupadores. Mais informações sobre o assunto no site www.dpge.rj.gov.br ou pelo telefone (21) 2299-2299.

Consumidores lesados pelo Plano Verão ainda têm tempo para entrar com ações judiciais: até o fim de dezembro deste ano. Titulares de poupança de 1º a 16 de janeiro de 1989, com aniversário entre os dias 1º e 15 de fevereiro do mesmo ano, devem separar cópias dos extratos da conta. No caso dos planos Collor I e II, é possível acionar a Justiça até 2010 e 2011, respectivamente.

Correção entre 7,87% e 84,32% sobre os saldos

Um diferencial da liminar concedida pela Justiça de Brasília é ter firmado o entendimento sobre o prazo prescricional das ações. Isso porque, segundo o Código Civil em vigor, o prazo para mover ações como as de correção de prejuízos provocados por planos econômicos é de 10 anos.

Mas, baseada na mesma nova lei, a Justiça do Distrito Federal entendeu que devia ser mantido o prazo de 20 anos, vigente antes do código atual, uma vez que já havia passado mais da metade desse tempo quando a nova legislação passou a valer.

Segundo a liminar em favor dos poupadores, os saldos das cadernetas beneficiadas pela ação devem ser corrigidos da seguinte maneira: 26,06% (junho de 1987); 42,72% (janeiro de 1989); 84,32% (março de 1990); 44,80% (abril de 1990); 7,87% (maio de 1990); 21,87% (fevereiro de 1991) e 11,79% (março de 1991).

Aos percentuais terão que ser somados ainda juros e correção monetária. A briga, porém, ainda pode se arrastar. O banco pode recorrer da liminar e tentar levar o caso para outras esferas do Judiciário atrás de um entendimento diferente.
Admin
Admin
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 311
Idade : 34
Localização : São Gonçalo\Rio de Janeiro
Data de inscrição : 10/12/2007

https://forumevagelico.forumeiros.net/portal.htm

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos