O que é o Sheol/Hades?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O que é o Sheol/Hades?

Mensagem por Admin em Qui Mar 13, 2008 10:54 am

Caros amigos, eu sei que já existe um tópico que fala acerca da imortalidade da alma. Contudo, gostaria de abrir este somente para discutir a questão do sheol/hades. Esses dois termos são equivalentes, e geram bastante discussão entre holistas e imortalistas. Para estes, o sheol/hades é o lugar para onde vão as almas dos mortos, ao passo que para aqueles é a sepultura comum da humanidade, uma cova onde são depositados os cadáveres.


Bem, diante dessa controvérsia, eu gostaria de analisar alguns textos bíblicos nos quais o sheol/hades é mencionado.


E disse [Jonas]: Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do sheol GRITEI, e tu ouviste a minha voz (Jn 2.2)

Aqui, Jonas comparou o ventre do grande peixe onde ficou por três dias ao sheol. Jonas disse que, de dentro do sheol, ele gritou. Ora, se Jonas gritou de dentro do sheol, então ele entendia que o sheol era um lugar de consciência ou inconsciência? Para ele, o sheol era a sepultura ou um lugar de consciência?

E no hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e Lázaro no seu seio (Lc 16.23)

Segundo esse conhecido relato, o homem rico morreu "e foi sepultado" (v. 22). Ora, não resta dúvida alguma que o que foi "sepultado" foi o CORPO físico daquele homem! Nisso, todos nós somos unânimes em concordar! Porém, no versículo seguinte é dito que o homem rico foi para um lugar chamado hades, e lá ele deteve suas faculdade intelectuais, emocionais e volitivas. Ora, se o CORPO do rico foi depositado numa sepultura (v. 22), onde ficou apodrecendo, então só podemos concluir que Jesus, a partir do v. 23, referiu-Se à ALMA do rico que foi para o hades! Alguém discorda disso?

Logo, eu pergunto:

1. No v. 23 transcrito acima, o que é o hades mencionado por Jesus: a sepultura comum da humanidade, ou o mundo dos mortos, para onde seguiam as almas humanas? Jesus usou hades nesse texto para se referir ao mundo invisível dos mortos, que recebia suas almas?

2. Qual parte do rico foi para o hades: o corpo ou a alma dele?


Pois não deixarás a minha ALMA hades, nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção... Homens irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua SEPULTURA [gr. mnema]... Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua ALMA não foi deixada no hades, nem a sua carne viu a corrupção (At 2.27, 29, 31)


Vejam que interessante o uso que Pedro fez nesses versículos dos termos gregos hades e mnema. Ao referir-se ao CORPO de Davi, o apóstolo Pedro disse que ele foi depositado numa "sepultura". Porém, nas duas vezes que falou sobre a ALMA de Jesus, ele disse que ela foi para o hades. Ora, por que Pedro, ao falar sobre o CORPO de Davi, disse que ele foi depositado na mnema (= sepultura), mas, ao referir-se à ALMA de Cristo, ele disse que ela foi para o hades? Isso não indica que Pedro acreditava que a mnema era o lugar para onde iam os corpos dos mortos, mas o hades era o lugar para onde seguiam suas almas?

Enfim, se hades é a sepultura comum da humanidade (como dizem os holistas), então por que Pedro usou mnema para referir-se ao corpo de Davi, mas hades para referir-se à alma de Cristo? Isso não é uma prova cabal de que mnema é algo totalmente diferente do hades? Como os holistas explicam isso?

Além disso, vejam como esse texto de Atos 2.27, 29, 31 complementa e explica aquilo que está escrito em Lucas 16.22, 23, ampliando ainda mais a nossa compreensão. Como já demonstrei, em Lucas 16.22 é dito que o corpo do rico foi "sepultado". Porém, no v. 23 é dito que uma parte do rico foi para o hades, onde ficou consciente. Vejam como esses textos, extraídos do mesmo autor bíblico (Lucas), nos ensinam bastante coisa acerca do que acontece com a pessoa após a morte. Quando uma pessoa morre, seu corpo é "sepultado" numa "sepultura" (Lc 16.22; At 2.29), onde será decomposto. Contudo, a alma deste alguém sobrevive à morte, indo para um lugar chamado hades, onde mantém-se consciente (Lc 16.23; At 2.27a, 31). Não é isso que esta comparação entre os textos de Lucas 16.22, 23 e Atos 2.27, 29, 31 ensinam tão claramente? Lucas 16.22, 23 e Atos 2.27, 29, 31 não são uma prova de que o sheol/hades é um lugar de consciência, que recebe as almas dos mortos?

Ah, e tem mais. Alguns holistas dizem que não é correto usar o texto de Lucas 16.19-31 para procurar saber o que acontece com a pessoa após a morte. Segundo eles, tal trecho seria uma parábola, e que por isso mesmo nada teria a nos ensinar sobre o além. Porém, vimos no parágrafo anterior que Atos 2.27, 29, 31, um trecho que não é uma parábola, que o conteúdo de Lucas 16.22, 23 é apoiado por um texto não-parabólico! Logo, o emprego de hades em Lucas 16.23, como um lugar para onde seguiam as almas dos mortos, é sustentado por um texto que não é uma parábola (At 2.27, 29, 31).



Gostaria que os irmãos e amigos debatessem comigo essa questão acerca do sheol/hades. Conforme esses textos apresentados acima, o sheol/hades é um lugar de consciência ou inconsciência? É a sepultura ou o mundo invisível dos mortos?
avatar
Admin
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 311
Idade : 27
Localização : São Gonçalo\Rio de Janeiro
Data de inscrição : 10/12/2007

Ver perfil do usuário http://forumevagelico.forumeiros.net/portal.htm

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum