Como alcançar a misericórdia de Deus através da pregação?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como alcançar a misericórdia de Deus através da pregação?

Mensagem por Admin em Qui Dez 13, 2007 6:45 am

Texto Base: Jn.1:14
Tema: A Magnitude da misericórdia salvífica de Deus.
Propósito: Evangelístico
Forma: Expositiva

Introdução: Todos sabemos que há milhares de pessoas que ainda não tiveram acesso a pregação do Evangelho. E que o objetivo de Deus é demonstrar seu amor para os ímpios, dando oportunidade a eles de se arrependerem através do Evangelho. Traremos uma história de alguém que foi enviado para demonstrar este amor de Deus para todos.

Elucidação do Texto:

• Jonas era Galileu, da cidade de Gatehefer, uns 4 km de Nazaré, na Galiléia.
• Os fariseus no tempo de Jesus, não repararam isso, quando disseram que jamais algum profeta veio da Galileia (Jo.7:50-52).
• Jonas ministrou às dez tribos do reinado de Jeroboão II, durante o qual profetizou referente à restauração de algum território israelita (II Rs.14:25-27)
• Jonas é diferente dos outros profetas, pois não foi incumbido de pregar diretamente para Israel e sim para os ninivitas, o que demonstra que Deus é o Deus não só dos judeus mas também dos gentios, sendo o dever de todo cristão levar a luz da Sua revelação divina.
• Por isto, o livro de Jonas é chamado de O livro missionário do Antigo Testamento
• Assim, o livro de Jonas é uma repreensão para o exclusivismo dos judeus que se conservaram acerca dos gentios e se consideravam superior a eles. Isto é um aprendizado para hoje, crente não é superior a ninguém, apenas é redimido pelo sangue de Cristo, que garante a Vida Eterna.
• Jonas é enviado por Deus para pregar na cidade de Ninive (Jn.1:1-2)
• E sendo enviado para ir para Ninive, decidiu ir para Tarsis (Jn. 1:3)
• Há pelo menos duas teses sobre o motivo que levou Jonas a não querer ir pregar em Nivive: Pessoal (e Egoísta) ou Patriotismo. A tendência teológica é para o Patriotismo. Isto se justifica pelo fato do Profeta saber que algum dia, invadiria a terra de Israel e praticaria contra seus habitantes as crueldades pelas quais era notável, o que ocorreu em 722 AC quando houve a queda do Reino do Norte e sitio durante três anos.
• O intuito de Jonas ao fugir para Tarsis era retardar a mensagem pois pensava que quando houvesse o Juízo contra nivive, Israel seria libertada. Apesar da pregação e arrependimento, os ninivitas voltaram a pecar anos depois e o juízo de Deus se cumpriu no tempo do profeta Naum (Na.3:7-19)
• O castigo de Jonas fez com que se criou-se uma arma evangelhistica, pois os nivivitas adoravam o deus-peixe dagon (uma imagem que era parte humana e parte peixe). E como os nivivitas acreditavam que o deus dagon saiu do mar e fundou a nação, Deus usou este artifício para enviar um pregador saindo do mar.
• Jonas aponta tipologicamente para as obras da pessoa de Cristo, pois o próprio Jesus deu testemunho da existência do oficio profético da pessoa de Jonas, que pregou o livramento e o arrependimento aos ninivitas, alem de afirmar que Jonas era tipo de sua morte e ressurreição e o povo de Ninive um exemplo de arrependimento sincero (Mt.12:38-41; Lc.11:30; Lc.11:32). Pois da mesma forma Jonas ficou três dias e três noites na barriga do peixe (Jn.1:17), Cristo ressuscitou três dias após sua morte (Mt.17:22-23);
• O arrependimento veio mediante a mensagem da pregação do juízo de Deus contra Nívive (Jn.3:3-10)
• O que fez com que a misericórdia de Deus fosse alcançada por aquele povo (Jn.3:10)

Tema: Como alcançar a misericórdia de Deus através da pregação?

1) Se alcança através do reconhecimento que somos inúteis e que nossos esforços humanos não são capazes de impedir Deus no Seu propósito de liberar a Graça.
2) Se alcança através do reconhecimento que Deus abençoa os seus e abençoará também aqueles que recentemente reconheceram Cristo como Senhor e Salvador. Como está escrito em Rm.3:29, Deus é Deus dos judeus como também dos gentios, e que tinha propósitos de graça e amor tanto para os judeus quanto para os gentios.
3) Se alcança quando nós servos de Deus estamos de braços abertos para receber aqueles que aceitam a Cristo:

a) Atos de Jonas que não devemos ter:

• Jonas alimentava ainda uma vaga esperança de que a cidade pudesse ser destruída (Jn.4:1).
• Jonas estava cego da misericórdia porque tinha em si um patriotismo mal orientado (Jn.4:6-11)

Conclusão: Com isto, Deus nos ensina a não estar só preparado para louvar a Deus ou estar na Igreja, mas estar preparado para levar as boas novas. Não devemos ser egoístas pensando só em nós mesmos, mas também devemos levar a Palavra de salvação para todas as pessoas.
avatar
Admin
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 311
Idade : 27
Localização : São Gonçalo\Rio de Janeiro
Data de inscrição : 10/12/2007

Ver perfil do usuário http://forumevagelico.forumeiros.net/portal.htm

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum