FórumEvangélico
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Romário é suspenso por 120 dias pelo STJD

Ir para baixo

Romário é suspenso por 120 dias pelo STJD Empty Romário é suspenso por 120 dias pelo STJD

Mensagem por Admin Ter Dez 18, 2007 6:21 pm

Romário é suspenso por 120 dias pelo STJD
Treinador-atacante foi julgado por doping na tarde desta terça e considerado culpado
Thiago Lavinas Thiago Lavinas Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro entre em contato

Agência
VIPCOMM
Romário, que não foi ao julgamento, está condenado a 120 dias de supensão

Em julgamento realizado na tarde desta terça-feira, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, o atacante e técnico do Vasco, Romário, foi condenado, por 3 votos a 2, a 120 dias de supensão. Flagrado no exame antidoping realizado após a partida entre Vasco e Palmeiras, em São Januário, no dia 28 de outubro, o Baixinho foi incurso no artigo 244 (ser flagrado comprovadamente dopado, dentro ou fora da partida, prova ou equivalente) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Apesar dos esforços da defesa para ressaltar o passado de Romário e deixar claro que o uso não foi para benefício físico, a segunda comissão disciplinar do STJD, presidida por Otávio Augusto Toledo, considerou o atacante-treinador vascaíno culpado. No entanto, vale ressaltar que cabe recurso à decisão e esse deve ser o procedimento do departamento jurídico do clube.

No julgamento, o caso de Romário foi comparado ao do lateral-esquerdo Marcão, do Internacional, supenso por 120 dias depois que a mesma substância foi detectada em seu exame. Marcão cumpriu 65 dias e teve o restante da pena convertida em doação de cestas básicas.

O Baixinho não esteve presente à sessão do STJD, onde o Vasco foi representado por seus advogados, entre eles o vice-presidente jurídico, Paulo Reis, e pelo próprio presidente do clube, Eurico Miranda.

Os advogados do Vasco alegaram que Romário faz uso de medicamentos que contêm finasterida há muito tempo. O ex-supervisor da CBF Carlos Alberto Luz garantiu em seu depoimento que o Baixinho usa xampu contra queda de cabelos desde a Copa de 1994, época em que conheceu o camisa 11.

Segunda testemunha de defesa, o médico do Vasco Rafael Blum admitiu desconhecer que Romário tomava o remédio contra queda de cabelos, mas apontou uma anormalidade no exame do Baixinho.

- Normalmente a quantidade mínima de urina para realizar o exame é de 60ml. Romário estava com uma certa dificuldade para urinar. E a primeira vez que ele urinou só conseguiu 20ml. Na segunda vez ele também só urinou mais 20ml. E na terceira vez também não conseguiu completar o frasco. Chegou apenas a 50ml. O responsável pelo doping aceitou a quantidade em questão, que deveria ser 60ml. Perguntei se não teria problema para o exame, e o médico responsável pela coleta disse que não – revela.

A estratégia de defesa também levou em conta o passado de Romário. Para isso, foi exibido um vídeo com os mais importantes feitos da carreira do Baixinho, entre eles o gol 1.000, marcado contra o Sport, em maio deste ano e a primeira experiência do atacante como treinador, comandando o Vasco contra o América-MEX, na Copa Sul-Americana. O advogado do Vasco João Carlos Ferreira ressaltou que, em 24 anos de carreira, Romário teve conduta exemplar e jamais tomou nenhum tipo de substância para melhorar seu desempenho.

Levando em conta que a finasterida, substância encontrada no exame de Romário, deixará de ser proibida em 2008, o relator do caso, Fabrício Dazzi, foi o primeiro a votar e absolveu o jogador. Acompanhando o relator, o terceiro editor, Otacílio Araújo, ressaltou que o Baixinho não usou a substância para benefício físico e também votou a favor do atacante.

No entanto, os auditores Wladimir Cassani e José Diniz relembraram outros casos, como os de Dodô, do Botafogo, e Marcão, do Internacional, e votaram por condenar Romário aos mesmos 120 dias de suspensão, deixando a decisão para o presidente da comissão, Otávio Augusto Toledo, que acompanhou a decisão, suspendendo o atleta.

- Não posso fugir da minha obrigação de punir o Romário - diz.
Admin
Admin
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 311
Idade : 34
Localização : São Gonçalo\Rio de Janeiro
Data de inscrição : 10/12/2007

https://forumevagelico.forumeiros.net/portal.htm

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos