Como gravar arquivos em CDs e DVDs e criar partições no HD

Ir em baixo

Mensagem por Admin em Sex Dez 21, 2007 5:49 am

Olá, leitores. Hoje é dia de responder às suas dúvidas.

“Eu tenho fotos salvas na pasta ‘minhas imagens’ e comprei um DVD-R para gravá-las. Mas quando eu o coloco o DVD no PC para gravar as fotos não acontece nada. Será que o meu PC não grava fotos num DVD ou eu não posso gravar fotos num CD DVD? Quando eu clico na unidade de CD removível aparece unidade de CD/DVD-RW(D). Será que o meu PC não pode gravar as minhas fotos em um DVD?”
Neusa

Para lhe ajudar vou recomendar um programa gratuito e bastante eficiente. Trata-se do BurnAware Free Edition: clique aqui para efetuar a transferência do arquivo de instalação.

Uma vez instalado, basta colocar um DVD (ou CD) virgem no gravador e na seqüência abrir o programa. Sua tela inicial é bem simples e direta, como pode ser visto na imagem abaixo.

img_1_bwinicio.jpg
No seu caso, Neusa, você quer gravar um DVD de dados, então observe o primeiro ícone na parte superior esquerda da janela, chamado Data Disk, e clique sobre ele. Note que ele grava também CD de Áudio, DVD de vídeo e imagem (ISO) de discos.

Ao clicar no ícone, aparecerá uma tela como a representada na imagem abaixo. Você então deve clicar no botão Add Files, que está à direita da janela, e localizar os arquivos que quer gravar no DVD. Ao localizá-los, pressione o botão Add. Pode repedir essa operação diversas vezes e adicionar não só arquivos, mas também as pastas. Note que, à medida que for colocando os arquivos no DVD, o desenho de um disquinho na janela do programa vai ficar cada vez mais pintado, demonstrando o quanto do DVD você já ocupou.

img_2_bwadiciona.jpg

Dica: Se você quiser criar pastas dentro do seu DVD para reorganizar os arquivos, basta usar o botão New Folder.

Uma vez adicionados todos os arquivos ao DVD, é só gravar. Veja que, no canto superior da tela, tem um botão redondo e vermelho. Clique nele e a tela abaixo irá aparecer:
img_3_bwgrava.jpg

Basta aguardar até o final da gravação e pronto. Esse procedimento vale para os demais tipos de gravação. Pronto? Entendido como gravar DVDs? Então vamos a outras dúvidas.

O Bruno Lima deixou três perguntas e achei que seria interessante respondê-las. São a respeito da formatação do HD e sobre partições. Vamos lá.

“Sempre que formato um PC, faço 2 partições: uma para o SO [sistema operacional], Office, antivírus e anti-spyware. E a outra para arquivos pessoais, jogos, dicionários, etc. Isso porque, caso precise formatá-lo novamente, não será necessário formatar a partição que não contenha o SO. Perguntas:

1- Há alguma desvantagem nesse procedimento?
2- Antivírus, anti-spyware e Office devem estar obrigatoriamente na mesma partição do SO?
3- Outros programas devem ser instalados na mesma partição do SO? Quais?”
Quando o Bruno cria as partições do HD, ele faz mais de uma partição, separando o sistema operacional de seus arquivos pessoais. Apenas para contextualizar, isso significa que quando ele está no passo 5 - Divisões do HD do post sobre “Como formatar o HD e reinstalar o Windows XP”, cria uma primeira partição (o tamanho irá depender do seu HD, de quanto espaço ele tem) para o sistema operacional e deixa um espaço vazio para outra partição onde ficarão seus arquivos pessoais. Se você quiser executar essa divisão durante o procedimento de partição, reserve sempre pelo menos 8 GB para o sistema.

Depois que seu sistema estiver instalado, você pode formatar a outra partição, Para isso, use o Gerenciamento do computador, que está acessível pelo caminho: Iniciar > Configurações > Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Gerenciamento do Computador. Para verificar as partições, clique no item Gerenciamento de disco.

A imagem abaixo mostra um HD formatado em duas partições, assim como faz o Bruno. Inclusive esse da imagem é o meu HD e eu adoto essa solução. Caso a partição não estivesse formatada, apareceria uma área em branco com a frase: Partição não formatada. Nesse caso, ao clicar com o botão direito do mouse a opção formatar estaria disponível.

img_4_hdparticoes.jpg

Resposta 1: Não há desvantagem, pelo contrário. Esse procedimento ajuda você, caso queira reinstalar o sistema sem precisar salvar os seus arquivos em mídias removíveis (CD, DVD, etc), facilitando o trabalho.

Resposta 2: Não, os arquivos instalados podem estar em qualquer partição, seja ela a do sistema ou outra. Se você tiver mais de um HD, o sistema pode estar em um HD e o antivírus instalado no outro. Sua ação e eficácia serão as mesmas.

Resposta 3: Na verdade, isso é indiferente para a grande maioria dos softwares. Conheço pessoas que usam todos os programas instalados em uma mesma partição, porém todos os arquivos de trabalho ficam em outra. Em termos de desempenho, em minha opinião, essa é a melhor forma de disposição.

Respondido, Bruno?

Existem uma série de dúvidas nos comentários dos posts sobre formatação e tecnologia 3G. Vou aproveitar essas duas semanas festivas para respondê-las.

Para finalizar, gostaria de desejar a todos vocês um feliz Natal. Seja qual for sua religião, espero que vocês tenham um feriado feliz, perto das pessoas que ama. E aguardo vocês aqui de volta na semana que vem! Smile

Este post foi publicado em Todas, Sexta-feira, (21/12/2007), às 09h36. Deixe seu comentário ou envie o trackback do seu site no formulário abaixo. Você pode acompanhar as atualizações deste post através do feed RSS do blog.
Admin
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 311

Ver perfil do usuário http://forumevagelico.forumeiros.net/portal.htm

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: